quarta-feira, 7 de julho de 2010

Passeio na ecopista Viseu-Tondela (07-07-2010)

Ecopista entre Viseu e S. Comba Dão


Da pista já estão construídos 7,5 km, entre Viseu e Figueiró. A Ecopista do Dão terá uma extensão de 52 quilómetros, percurso da antiga Linha do Dão, ligando o Vimieiro a Viseu. A linha, desactivada há cerca de duas décadas, proporcionará um trajecto agradável à prática de ciclo turismo. Este equipamento ficará dotada com o melhor piso, o melhor mobiliário urbano e a melhor recuperação do edificado, preservando as marcas antigas das estações e equipamentos da linha férrea. Junto às zonas urbanas, serão criadas áreas de estacionamento. A iluminação será feita através de painéis foto voltaicos. Dos vários pontos de interesse destacam-se a ponte de Mosteirinho e a passagem por Torredeita, a travessia do rio Dinha e o túnel que liga os concelhos de Viseu e Tondela. No município de Santa Comba Dão, a linha acompanha o rio Dão, proporcionado imagens de rara beleza.

Início da viagem....

David Almeida; Paulo Costa e Pedro Costa




Vildemoinhos é uma localidade da freguesia de São Salvador mais perto do centro histórico, fazendo parte do novo centro da cidade de Viseu. Nesta localidade nasceu e viveu Carlos Lopes, campeão olímpico, enquanto jovem. Aqui se localiza o estádio dos Trambelos, a Quinta do Bosque e a Quinta da Cruz.


Antiga estação de Tondelinha -- Depois de algumas mudanças


Tondelinha



Travassós de Orgens é uma aldeia portuguesa do concelho de Viseu. A actividade dominante é a agricultura, seguida da prestação de serviços em Viseu.


Figueiró

A origem da localidade de Figueiró remonta aos finais do século XII
A freguesia é parca em monumentos nacionais identificados. Contudo existe um carvalho-roble com mais de 150 anos, actualmente classificado como “Árvore de Interesse Público” pela Autoridade Florestal Nacional, mas cujo reconhecimento como monumento vivo remonta já a 3/8/1964.




Um desvio da ecopista e uma subidinha em terra... BOA!!!!



Ponte de Mosteirinho

Exemplar da arqueologia industrial, a autarquia quer este monumento requalificado. Além de um piso novo e bandas laterais de protecção, o equipamento, localizado em Couto de Baixo, será electrificado. Será uma mais valia na ecopista com 15 quilómetros.









Torredeita é uma freguesia portuguesa do concelho de Viseu, com 15,72 km² de área e 1 451 habitantes (2001). Densidade: 92,3 hab/km².

Torredeita é uma das freguesias mais conhecidas do concelho de Viseu devido à sua prestigiada Escola Profissional de Torredeita.








O Farminhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Viseu, com 10,72 km² de área e 787 habitantes (2001). Densidade: 73,4 hab/km².

Terra natal de António Gonçalves da Costa filósofo viseense e de Capitão Leitão, um dos oficiais portugueses mais activos da tentativa revolucionária republicana do Porto.




A bebida dos "DEUSES"




Parada de Gonta é uma freguesia portuguesa do concelho de Tondela, com 7,12 km² de área e 812 habitantes (2001). Densidade: 114,0 hab/km².

Património:
Estação de caminhos-de-ferro da Linha do Dão, actualmente abandonada e sem serviço ferroviário.




A Sabugosa é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Tondela, com 8,39 km² de área e 623 habitantes (2001). Densidade: 74,3 hab/km².
Foi sede de município até 1836, data em que foi integrada no concelho de São Miguel do Outeiro. Tinha apenas uma freguesia e contava, em 1801, 733 habitantes.



Mais uma ponte incompleta!!!!


Estas coisas acontecem, FURO, mas quem não leva material, ... arrisca-se a levar a "menina" à mão....



Tondela é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e subregião do Dão-Lafões, com cerca de 8 800 habitantes.
É sede de um município com 371,22 km² de área e 30 698 habitantes (2008), subdividido em 26 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda.
No espaço do actual município existiu, até 1836, o antigo município de Besteiros, cujo nome está ainda hoje presente na toponímia local e nas armas concelhias.




Vamos lá remendar o furo....


O real descanso dos Deuses... heheheh

Snack-bar Victória






De volta a Viseu !!!



67 Km, boa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.